Dr. Marcio

Lesões Cartilaginosas

Cartilagem é a estrutura que reveste as articulações do corpo. Sua principal função é minimizar o atrito durante a movimentação articular. A artrose articular é caracterizada pelo desgaste cartilaginoso.

Uma característica do tecido cartilaginoso é de não apresentar vasos sanguíneos, logo, quando danificado, sua reparação é limitada.

O melhor exame para avaliação de lesões condrais é a ressonância magnética.

Em relação ao tratamento conservador, existem no mercado alguns produtos conhecidos como condroprotetores que procuram restaurar e desacelerar o desgaste condral. Outras opções terapêuticas são infiltração com visco-suplementação ou plasma rico em plaqueta (PRP) para a melhora clínica em pacientes com desgastes condrais.

Em algumas circunstâncias, principalmente na falha no tratamento conservador, são necessários estímulos cirúrgicos para a reparação.

Em relação às opções cirúrgicas, vão desde estímulos simples como microperfurações para reavivar a área desnuda de cartilagem, até o autotransplante condral. O que determina qual técnica será usada é o padrão da lesão. Em idosos, quando a lesão cartilaginosa é muito extensa e não apresenta melhora clínica com o tratamento conservador, pode ser necessária a realização de artroplastia do joelho, ou seja, a colocação de uma prótese articular para a ressuperficialização da área gasta e com isso, restaurar a função do joelho.

Lembre-se, se você tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade para entrar em contato, pois o Dr. Márcio terá prazer em esclarecê-la.