Dr. Marcio

Lesões de Meniscos

Os meniscos são estruturas em formato de letra C que ficam interpostos nos dois compartimentos femorotibiais (parte interna e externa do joelho) apresentando como principais funções a absorção de carga na articulação, distribuição do líquido que lubrifica a articulação (líquido sinovial), além de ser um estabilizador secundário da junta.

Em virtude de sua topografia, os meniscos ficam suscetíveis a lesões traumáticas, torcionais e degenerativas.

O melhor exame complementar para avaliar os meniscos é a ressonância magnética do joelho. Para as lesões estáveis, o tratamento conservador (fisioterapia, mudança no hábito de vida) apresenta bons resultados.

As lesões meniscais classificadas como instáveis, necessitam de reparo cirúrgico artroscópico (meniscoplastia), pois são capazes de determinar dor, falseios, bloqueios articulares, derrames articulares de repetição, déficit funcional muscular entre outros sintomas. Geralmente as lesões instáveis são: radiais, longitudinais, degenerativa transfixante, em “alça de balde”, horizontais, flap meniscal e desincerções capsulares.

No idoso, devemos ser muito prudente em indicar as meniscoplastias, pois se o paciente apresentar desvios angulares nos membros inferiores (ler tópico de desvio angular nos membros inferiores) e/ou sobrepeso, pode-se catalisar a degeneração articular, conduzindo o paciente para um déficit funcional no joelho, sendo necessária a realização de osteotomia ou artroplastia.

Quando bem indicada, a meniscoplastia apresenta bons resultados clínicos.

Lembre-se, se você tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade para entrar em contato, pois o Dr. Márcio terá prazer em esclarecê-la.