Patologias
Alterações de Eixo nos Membros Inferiores
Você já deve ter ouvido a expressão “Fulano tem a perna em X”, “Fulano tem a perna em alicate”...
Pois bem, esses são nomes que as pessoas creditam para as deformidades em valgo (perna em formato de X) e varo (perna em formato de alicate) dos membros inferiores. Geralmente essas alterações dos eixos fazem parte do desenvolvimento natural do nosso corpo, sendo que o bebês apresentam até os 2 anos de idade os membros em varo, depois ocorre um valgismo progressivo até a idade de 8 a 10 anos, quando então voltamos a apresentar um varismo leve progressivo até a vida adulta.
No entanto, podemos desenvolver acentuação dessas angulações ao longo da vida principalmente por sequelas de fraturas, insuficiências ligamentares e degeneração natura da articulação, determinando uma sobrecarga mecânica em um dos compartimentos femorotibiais que podem tornar-se sintomáticas e acelerar ainda mais o desgaste da junta.
A avaliação do eixo mecânico dos membros inferiores é realizada através de uma radiografia panorâmica dos membros inferiores, de preferência com carga, ou seja, com o paciente em pé, impondo carga naturalmente ao joelho.
Geralmente as pessoas que apresentam dor e sobrecarga em um dos compartimentos do joelho, são pacientes potenciais para uma correção cirúrgica do eixo mecânico do membro inferior que é realizado através do procedimento de osteotomia óssea.
Lembre-se, se você tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade para entrar em contato, pois o Dr. Márcio terá prazer em esclarecê-la.